Hunsrück é presença confirmada no Conexão Sulserve 2020
Instalada em Dois Irmãos/RS, a cervejaria Hunsrück carrega no nome a origem dos primeiros colonizadores que vieram da cidade homônima localizada no sudoeste da Alemanha, por volta de 1825, explica o cervejeiro Miguel Engelmann, diretor e sócio proprietário.

A fábrica iniciou os seus trabalhos em 18 de agosto de 2010, tendo hoje uma equipe de oito funcionários. Miguel prefere não falar da produção cervejeira, em função do momento de pandemia que estamos atravessando, limitando-se a dizer que ela “está um pouco comprometida”. Prefere falar da tradição alemã da cidade, marcada pela colonização: “Eles deixaram o seu legado e costumes na região. A tradição e o gosto por cerveja são cultivados em nossa cervejaria desde o princípio, e expressamos de forma única e cuidadosa em cada uma das cervejas um pouco da origem, preservando nossa alma alemã”.
Segundo ele, as cervejas são criadas e produzidas tendo como foco um público consumidor que envolve os consumidores locais, os visitantes e a região das cidades vizinhas, procurando levar uma boa experiência cervejeira. “Produzimos cervejas pensando no próximo. Por esse motivo, todas as etapas do processo sempre têm a mão do cervejeiro acompanhando e cuidando, sempre desenvolvemos novas cervejas inspiradas nas quatro escolas cervejeiras para oferecer experiências sensoriais únicas para nossos apreciadores.”
Estilos e linhas
Segundo o cervejeiro, a Hunsrück divide as suas cervejas em três linhas: Tradicionais, Lúpulo, frutas e especiarias e Históricas. Na linha tradicional, explica, estão cervejas que seguem os parâmetros determinados pelos guias de estilos. “Buscamos tirar o máximo de cada estilo que produzimos, em termos de qualidade.” Compõem essa linha as cervejas American IPA, American Pale Ale, Bock, Dunkel, English Pale Ale, Helles, Oktoberfest, Pilsen, Pilsen Extra, Porter, Red IPA, Vienna e Weiss. A linha Lúpulo, frutas e especiarias é composta por cervejas cuja as receitas possuem ingredientes alternativos e “uma identidade ímpar”, segundo ele, trazendo as cervejas British Imperial Stout, Fruit Beer Bergamota, New England IPA, Saison Pimenta e Wheat Wine. E, por fim, as históricas, afirma Miguel, têm como guia receitas pouco comuns e quase esquecidas. “Algumas das receitas levam ao pé da letra os parâmetros dos seus respectivos estilos, e outras o nosso toque de personalidade: Grodziskie, Leipzig Gose, Lichtenhainer e Sahti.”
No caminho certo
Miguel, que estudou na Escola Superior da Cerveja e Malte (ESCM), de Blumenau/SC, tem como influências principais a escola alemã, tendências européias e estilos raros. Os prêmios conquistados servem, diz, como estímulo para continuar com todo o cuidado e dedicação diariamente na produção das cervejas. “É um reconhecimento de que estamos no caminho certo e reforça nosso compromisso em oferecer cervejas com qualidade.” E mais: eles dão um respaldo positivo entre o público consumidor, que passa a valorizar ainda mais as cervejas, atestando a sua qualidade, acredita. “A procura pelos rótulos premiados aumenta no período de divulgação dos respectivos prêmios, e as cervejas premiadas chegam a um público mais amplo.”
Sobre os critérios dos concursos, diz que cada um deles possui algumas regras ou classificações que, quando agrupam algumas cervejas, às vezes podem prejudicar um ou outro estilo quando avaliados em grupo. “Porém, pelo volume e quantidade de amostras e cervejarias participantes, entendemos que isso possa acontecer. De uma forma geral, os concursos são muito bem montados e executados.” Para ele, não existem segredos para chegar a um bom patamar de qualidade na produção cervejeira, digno de ganhar prêmios: “Sem dúvida está no dia a dia da produção, na repetição de lotes e no aperfeiçoamento e autoavaliação de cada novo lote”.
Os prêmios
English Pale Ale
Concurso Brasileiro de Cervejas, bronze/2016, prata/2017, prata/2019
Grodziskie
Concurso Brasileiro de Cervejas, ouro/2019
Copa Cervezas de América, GCA, ouro/2019
Copa Sul-Americana de Cerveja, ouro 2019
South Beer Cup, prata/2018, ouro/2019
Lichtenhainer
Concurso Brasileiro de Cervejas, ouro/2016, prata/2018, bronze/2020
Sahti
Concurso Brasileiro de Cervejas, bronze/2018, ouro/2019
Indie Beer Cup, ouro/2020
World Beer Cup, bronze/2019
Saison Pimenta
Concurso Brasileiro de Cervejas, prata/2017
Weiss
Concurso Brasileiro de Cervejas, ouro/2019
17 de Setembro de 2020