Panific-AÇÃO e a Pandemia - O direito à alimentação também é Educação
Projeto do Curso Técnico em Panificação leva alimento às comunidades
Esse projeto de extensão nasceu da vontade dos professores do Curso Técnico em Panificação do IFRS Campus Porto Alegre em fazer a diferença em tempos de Pandemia do Covid-19. Além de poder ser útil a quem precisa, este projeto mostra a sociedade gaúcha que o IFRS não parou. Dentro de suas possibilidades, continua a prestar um serviço gratuito e de qualidade.
O projeto de extensão tem como públicos-alvos alunos do campus em situação de vulnerabilidade e suas famílias, indígenas e cooperativa de catadores de resíduos sólidos. Foi formada uma rede de colaboração e solidariedade muito importante e representativa, conseguindo unir forças através da ação conjunta de professores, técnicas, alunos que estão cursando o Técnico em Panificação e egressos, articulando ensino e extensão. O projeto contou também, com o importante apoio de empresas que são parceiras do curso e que doaram insumos para serem produzidos, além da doação de protetores faciais pela ADUFRGS-Sindical.
Através da produção e doação semanal de pães, bolos e biscoitos, o IFRS espera contribuir significativamente para amenizar às necessidades alimentares das comunidades mais carentes que mantém algum vínculo. Uma sociedade melhor se faz com educação, ciência, solidariedade e comunhão. Educar é, antes de mais nada, preservar a vida e resistir é manter-se vivo.
Fonte: Prof. Dr. Odoaldo Ivo Rochefort Neto - Curso Técnico em Panificação - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
20 de Maio de 2020