Proibida a entrada de menores de 14 anos.

Proibida a entrada de
menores de 14 anos.

A Transformação Digital no Setor Hoteleiro

A Transformação Digital no Setor Hoteleiro

O turismo, um dos segmentos econômicos que mais se desenvolve no país, está se digitalizando e acompanhando tendências mercadológicas de outros setores. A automação por meio do uso de softwares e ferramentas digitais é uma realidade no mercado e tem influenciado positivamente as empresas do setor hoteleiro.

A implementação de processos digitais na hotelaria foi intensificada durante a pandemia de Covid-19, quando a gestão tarefas foi prejudicada pelas exigências sanitárias. De acordo com a 11ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nas Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, 85% das empresas que atuam no turismo se digitalizaram.

Os impactos da pandemia no setor hoteleiro

A pandemia de Covid-19 afetou fortemente os principais segmentos da economia brasileira e, em especial, o turismo, que sofreu uma queda de faturamento de 91%, com funcionamento de apenas 9% das empresas do setor. Ao passo que o lucro turístico reduzia devido aos impedimentos sanitários, percebeu-se a necessidade de investimentos na digitalização de processos, a fim de contrapor os efeitos da pandemia. Neste período, o comércio eletrônico foi responsável por 48% do faturamento das empresas hoteleiras.

De acordo com o diretor do Sebrae, Carlos Melles, a incorporação de processos digitais no setor hoteleiro permitiu que muitos estabelecimentos mantivessem suas atividades ativas. Assim, as tarefas que antes eram manuais e presenciais, tornaram-se virtuais e remotas, permitindo flexibilidade e praticidade de trabalho, além da redução de custos de manutenção.

Plataformas e solução

A 11ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nas Micro e Pequenas Empresas também mostrou que as plataformas mais utilizadas pelos estabelecimentos foi o Whatsapp, usado por 84% das empresas em todos os segmentos econômicos. Em sequência, com 54% e 51%, respectivamente, estão o Instagram e o Facebook.

Além disso, a adesão a softwares e plataformas de gestão também teve um grande aumento. Estas ferramentas facilitam a organização de reservas, pagamentos, check-in e check-out, além de serviços de governança.

O Simpleshotel

O Simpleshotel é um provedor de serviços gerenciados para hotelaria e pode auxiliar na gestão da sua hospedagem. As funcionalidades do nosso software envolvem desde o controle de reservas até o check-in online e a gestão de canais digitais. Conheça nossos serviços e digitalize a sua hotelaria!

 

Fonte: Simples Hotel 

28 de Março de 2023

Compartilhar

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Concordo